top of page

Especiais

Simpósio Migrações Transnacionais: Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2024

O Simpósio Migrações transnacionais: Fluxos e rastros intersubjetivos comunitários e comunicacionais interculturais foi realizado no dia 13 de agosto de 2024, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Organizado pelo grupo de pesquisa Diaspotics, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR, apoiada pelo grupo de pesquisa MobCom, da Universidade Metodista de São Paulo, o evento reuniu 23 trabalhos apresentados por pesquisadores do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e outros países. 

GALERIA DE FOTOS

INFORMAÇÕES ANTERIORES

Mitos & Verdades sobre as migrações internacionais

O tema das migrações internacionais requer um debate público de qualidade que apoie narrativas mais realistas, suplantando imagens difundidas em análises parciais ou opiniões e preconceitos pouco fundamentados. Clique aqui ou na imagem abaixo para assistir ao vídeo.

5 de Maio de 2024: Dia Mundial da Língua Portuguesa

No dia 05 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi estabelecida em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em parceria com o objetivo de celebrar não só o idioma, mas a cultura lusófona, de maneira geral. Graças à numerosa população brasileira, a língua portuguesa é uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes. Dentro dos estudos migratórios, há uma importante corrente que pesquisa sobre o Português como Língua de Herança (PLH). Do modo geral, estuda de maneira interdisciplinar a língua é adquirida por descendentes de migrantes, junto à família e à comunidade de origem deslocalizada, com propósitos não só de comunicação, mas, também, de preservação das origens, raízes e tradições. A PLATAFORMA BRASILEIROS NO EXTERIOR preparou uma nova base de dados inicial com cerca de 30 trabalhos acadêmicos, entre artigos, livros e dissertações que tratam do tema. Acesse agora!

30 DE JULHO DE 2023: DIA MUNDIAL CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

O tráfico internacional de pessoas é um dos lados mais obscuros e cruéis dos processos migratórios que atinge, também, os brasileiros que vão para o exterior. Para lembrar a luta contra essa grave questão social, a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR fez uma série de postagens em suas redes sociais (entre 23 e 30 de julho de 2023) com recomendações de conteúdos para compreensão dessa triste realidade.
  • Websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil”: Composta por seis episódios e promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Asbrad) e outras entidades, tem o objetivo de conscientizar sobre o problema no país. 

  • Plataforma Counter-Trafficking Data Collaborative: Em 2021, a OIM – Organização Internacional para Migrações, em parceria com a Microsoft Research, lançou uma base que representa a maior coleção de dados primários de casos de tráfico humano já disponibilizados ao público, assegurando o direito à privacidade, ao preservar o anonimato e a segurança de vítimas e sobreviventes. 

 

  • Brasil na rota do tráfico de pessoas internacional: Dois documentos recentes são fundamentais para entender essa realidade no país: 1) Relatório da UNODOC, agência sobre drogas e crimes, que reúne dados de instituições públicas e relatos proporcionados por profissionais com atuação nesse campo. 2) Relatório da OIM com diagnóstico sobre o funcionamento do sistema de justiça brasileiro na repressão do tráfico internacional de pessoas.

  • Compilado de legislação: No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a OIM lançaram em 2022 publicação que reúne 11 tratados e convenções internacionais, quatro convenções interamericanas e 14 peças de legislação nacional referentes ao tema do tráfico de pessoas. O material também sistematiza um quadro sinóptico com os principais dispositivos legais. 

  • O terceiro setor na luta contra o tráfico: Há várias entidades altamente capacitadas com ações de abrangência transnacionais correlacionada aos limites e avanços do papel assumido como executoras de projetos e políticas de interesse público (incluindo o resgate de vítimas de tráfico), aprimoramento de mecanismos de responsabilização e transparência (como a compilação de dados), acompanhamento de medidas do Estado e da Justiça etc.. Exemplos: Projeto Resgate Brasil e Disrupt Human Trafficking.

  • Guia metodológico para pesquisa: O livro “Humanos direitos: Estudos sobre o tráfico de pessoas”, de Maria de Fátima Gomes de Lucena, aborda as diferentes formas de tráfico de pessoas e contribui para o enfrentamento desse tipo de violência com subsídios teóricos, históricos, legais e práticos.

bottom of page