top of page

Notícias 2025

Notícias 2024     l     Notícias 2023     l     Newsletter

16 de novembro de 2025

Mulheres brasileiras nos EUA e redes sociais digitais é tema de nova pesquisa

Foto: CE

Uma versão inicial do estudo "Narrativas, Identidades e comunicação no uso de TICS por mulheres brasileiras residentes nos EUA", de autoria de pesquisadoras da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR, foi apresentada virtualmente no dia 13 de novembro de 2025, no simpósio temático "Cidadania, identidade e resistências na comunicação", evento integrante do Encontro Discente organizado pela Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-RS. A pesquisa tem como objetivo investigar como mulheres emigrantes brasileiras, ao postar periodicamente conteúdos sobre suas experiências cotidianas de caráter transnacional e intercultural nas redes sociais digitais, especificamente no Instagram, constroem narrativas e posições identitárias a partir de sua condição de gênero e de deslocamento, em um contexto conhecido como “feminização das migrações”.

29 de outubro de 2025

Câmara discute sobre situação dos migrantes brasileiros nos EUA

Foto: Reprodução

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados do Brasil realizou no dia 28 de outubro de 2025, uma sessão sobre a situação humanitária da comunidade brasileira nos Estados Unidos, que vem sofrendo com a política anti-imigratória adotada pelo governo do país. Participaram autoridades e representantes de organizações da sociedade civil que trabalham na defesa de direitos dos brasileiros que vivem em solo norte-americano. A comunidade brasileira nos Estados Unidos é a maior entre todos os países do mundo, com número estimado de cerca de 2 milhões de pessoas, segundo o Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty.

 

A sessão ficou gravada e está disponível no YouTube (neste link).

17 de Setembro de 2025

Projeto 'Observatório de mídia das migrações' é apresentado na Espanha 

Foto: Colaboração

Foi realizado entre 16 e 19 desse mês, em Salamanca, na Espanha, o V Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa - ABRE 2025. O evento reuniu especialistas de diversas partes do mundo em temas sobre o Brasil e contou com uma série de eventos, entre painéis acadêmicos, palestras de convidados, lançamento de livros etc. As pesquisadoras da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR Adriana Cristina do Amaral e Ieda Litwak participaram apresentando seus estudos “A presença feminina da mulher migrante boliviana na Festa Alasita em São Paulo” e "Comunicação, cultura e gastronomia judaica: Representação social do pão na Mega Challah em Recife (PE-Brasil)”, respectivamente. Ambas também apresentaram o trabalho “Emigração brasileira: Uma proposta de enquadramento mediatizado alternativo”, sobre o Observatório de mídia das migrações, projeto desenvolvido pela PLATAFORMA, em parceria com a plataforma MiRe – Migração e Refúgio na infância e adolescência.

10 de Agosto de 2025

Campanha: violência contra a mulher também atinge as brasileiras no exterior

Foto: Montagem / Reprodução

O mês de agosto é marcado pela luta do combate à violência contra a mulher. A PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR lembra que essa causa também diz respeito às brasileiras que moram em outros países. Para entender melhor sobre esse assunto, resgatamos uma reportagem do Deutsche Welle publicada no site da Carta Capital, em 2024, intitulada "Casos de violência contra brasileiras no exterior crescem", na qual é citado, entre outras coisas, que Alemanha, Estados Unidos e Itália são os países com maior número de ocorrências. Além disso, uma pesquisa sobre este tema está sendo produzida pela PLATAFORMA e deverá ser publicada em 2026. 

01 de Agosto de 2025

Mais um CIMDAB realizado com sucesso

Foto: Débora Fogliatto

Foi realizado entre 21 e 26 de julho, o IV Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB 2025). Este ano, com o tema "Conectando culturas: narrativas migratórias para um futuro sustentável", o evento, promovido pela Universidade do Minho, em Portugal, reuniu, presencial e virtualmente, especialistas de diversos países para discussão da temática migratória no mundo. A PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR participou em dois momentos. O primeiro foi logo na 2ª Reunião Internacional dos Observatórios de Migração - RIOMIGRA (evento integrante da programação). O segundo foi nos demais dias, durante os Grupos de Trabalhos, com apresentação de pesquisas e acompanhamento dos seus colaboradores, entre eles: Camila Escudero, Adriana Cristina do Amaral e Débora Fogliatto. 

22 de Julho de 2025

Morte do emigrante brasileiro Jean Charles em Londres completa 20 anos

Foto: Montagem / Reprodução

Jean Charles era brasileiro e morava em Londres, onde trabalhava como eletricista. No dia 22 de julho de 2005, foi confundido com um terrorista e morto a tiros pela polícia britânica. O caso se tornou um marco na história da emigração brasileira, por ter sido a primeira vez que um crime ocorrido contra um migrante brasileiro mobilizou imprensa, governo e sociedade civil, de modo transnacional. Para lembrar a data, a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR preparou um especial, com uma série de posts no Instagram. Acompanhe!

10 de Julho de 2025

Latinoamérica 21 publica artigo de opinião baseado em dados da nossa plataforma

Foto: Reprodução

O texto "A circulação de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e inovação na América Latina está ameaçada" foi publicado no portal noticioso LatinoAmerica 21, no dia 6 de julho de 2025, em português, inglês e espanhol. De autoria da pesquisadora Camila Escudero, coordenadora da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR, discorre sobre as restrições migratórias e as políticas educativas implantadas pelo atual governo dos Estados Unidos, que ameaçam frear a circulação global do conhecimento, afetando especialmente a América Latina e sua integração ao desenvolvimento científico internacional. Os argumentos são baseados em dados sobre a diáspora acadêmica disponíveis na PLATAFORMA, além do das pesquisas sobre o tema da emigração brasileira realizada ao longo do tempo.

CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra

09 de Julho de 2025

Plataforma colabora com reportagem sobre brasileiros em Portugal

Foto: Reprodução

A reportagem "Há brasileiros em Portugal a votar à direita e contra a imigração: eis as razões deles", assinada por Juliana Iorio, foi publicada no dia 8 de julho de 2025, no portal de notícias português Expresso. O texto entrevistou alguns especialistas para discutir a visão de que, existe, cada vez mais vozes na comunidade brasileira que expressam simpatia pelas ideias da direita sobre políticas migratórias restritivas. A coordenadora da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR, pesquisadora Camila Escudero, foi uma das entrevistas participantes. 

O texto completo está disponível NESTE LINK

08 de Julho de 2025

Pesquisas sobre brasileiros no exterior marcam presença em Congresso na Sérvia

Foto: CE

Foi realizado entre 30 de junho e 4 de julho de 2025, na Universidade de Novi Sad, na Sérvia, o 58º Congresso Internacional de Americanistas (ICA). A programação contou com o simpósio online Migração, comunicação e tecnologias digitais, organizados pelas professoras Denise Cogo (ESPM-Brasil) e Amanda Alencar (Erasmus University Rotterdam – Holanda). Entre os vários trabalhos apresentados, destaque para duas pesquisas sobre brasileiros no exterior: 1) "Empowerment in Their Hands: WhatsApp as a Tool for Brazilian Mothers in Portugal", de Adélia Verônica Silva e Maria Cristina Dadalto; 2) "Brasileiros em Portugal e ativismo anti-imigração: dinâmicas comunicativas em plataformas digitais", de Lucas Zanetti.

23 de junho de 2025

Revista internacional IRIE tem chamada aberta para pesquisas sobre migração

Foto: Reprodução

A PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR está apoiando o número especial da IRIE - International Review of Information Ethics (ISSN 2563-5638), voltado para pesquisas sobre a temática das migrações e tecnologias digitais. A coordenadora da PLATAFORMA, professora doutora Camila Escudero, é uma das editoras convidadas, ao lado de Carlos Oki (UFRJ) e Tugba Yoldas (University of Alberta - Canadá). O prazo para submissão de propostas é até 31 de julho de 2025 e são bem-vindos estudos que trabalham temáticas interdisciplinares tais como: 

* Estruturas e princípios éticos sobre o uso de TDAs na gestão da migração; * Desafios e efeitos da digitalização de fronteiras; * Big data, IA, mídias sociais e seu impacto sobre migrantes e refugiados; * Economia digital, data centers e populações migrantes; * Discurso humanitário e desafios migratórios; * Ativismo digital na defesa de migrantes; * Entre outras.

A edição será publicada ainda em 2025. CLIQUE AQUI para informações.

12 de Junho de 2025

ACNUR lança relatórios anual sobre refugiados no mundo 

Foto: Reprodução

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Refugiado (20 de Junho), o ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados lança o relatório "Tendências Globais do ACNUR", com as informações mais recentes sobre refugiados, requerentes de asilo, deslocados internos e apátridas em todo o mundo. Segundo o documento, no final de 2024, 123,2 milhões de pessoas em todo o mundo foram deslocadas à força em decorrência de perseguição, conflito, violência, violações de direitos humanos e eventos que perturbaram gravemente a ordem pública. No fim de 2024, outra agência da ONU, a OIM - Organização Internacional para Migrações, havia lançado relatório semelhante, o "IOM Global Appeal 2025", com informações sobre obre as necessidades de financiamento para este ano, para ações de promoção de uma migração segura, ordenada e regular.

30 de abril de 2025

Trabalho sobre Língua Portuguesa como Língua de Herança é apresentado em São Paulo

Foto: Renata Eisinger

Entre os dias 5 e 7 de maio de 2025, foi realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo, o V Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Aproximações com memória e história oral. Na ocasião, apresentamos o trabalho "Comunicação intercultural e português como língua de herança: Caminhos para identidade, pertencimento, visibilidade e reconhecimento", de autoria de Camila Escudero, pesquisa da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR. Os resultados apontam para situações de deslocamento de brasileiros para outros países como um fenômeno a ser pensado a partir da importância que a língua tem para seus falantes, notadamente em termos de identidade cultural e pertencimento à comunidade de fala, dentro de uma perspectiva heterogênea.

 

30 de abril de 2025

Trabalho sobre 'influencers' brasileiros em Portugal é apresentado em evento do Minho

Foto: CE

O trabalho "A narrativa de influenciadores digitais na visibilidade de processos migratórios: o caso de brasileiros em Portugal" foi apresentado no dia 30 de abril, no congresso internacional Media Migra Acts, realizado na Universidade do Minho, entre 29 e 30 de abril de 2025. O objetivo do estudo foi explorar o conteúdo das narrativas dos chamados influenciadores digitais sobre as condições do migrante brasileiro em Portugal, buscando compreender de que forma a comunicação mediada ganha, no contexto migratório e de popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novos contornos, características e amplitude muito além do que, no passado, ficava restrito ao conteúdo publicado pelos meios de comunicação de massa. A apresentação foi virtual e realizada pelas pesquisadoras da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR, autoras do estudo, Camila Escudero, Adriana Cristina do Amaral e Iêda Litwak.

27 de abril de 2025

Pesquisadora lança em São Paulo livro sobre brasileiros no exterior

Foto: CE

A professora e pesquisadora Diane Portugueis realizou o lançamento do seu livro "Vidas em trânsito: Sorveteiros ítalo-brasileiros Entre Itália, Alemanha e Brasil Como (não) Lugares", no dia 26 de abril de 2025, no Clube Hebraica, em São Paulo. Na ocasião, a autora promoveu um bate-papo com os presentes, contando um pouco sobre sua pesquisa de doutorado, que resultou na obra. A partir de estudo etnográfico, Diane relata como é o atual processo emigratório de jovens moradores de Urussanga (em Santa Catarina) para a Alemanha, para trabalhar em sorveterias de propriedade de italianos, atraídos por um identidade que remete ao histórico de colonização italiana no município brasileiro. Trata das idas e vindas desse processo transnacional, de uma maneira interdisciplinar, abordando desde os impactos psicológicos nos emigrantes até aspectos socioeconômicos envolvidos. 

05 de março de 2025

Aberta a temporada de congressos acadêmicos na área de migrações

Imagem: Pixabay

Três eventos acadêmicos sobre migrações e temáticas correlatas serão realizados neste primeiro semestre de 2025. O primeiro é a The Migration Conference (TMC), considerada um dos maiores eventos acadêmicos globais sobre a temática das migrações internacionais. A edição deste ano será em Londres, entre 11 e 17 de junho, com apresentações nas modalidades presencial e virtual. Mais informações no SITE OFICIAL da TMC. O segundo é o IV CIMDAB – Congresso Internacional sobre Migrações e Diáspora Acadêmica Brasileira, realizado na Universidade do Minho (Portugal). Com a temática "Conectando Culturas: Narrativas Migratórias para um Futuro Sustentável", o evento será realizado entre 21 e 26 de julho (modalidades presencial e virtual), e se propõe a explorar o papel das migrações na construção de sociedades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. Todas as informações estão disponíveis NESTE LINK. Por fim, no Brasil, será realizado o V Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral e os desafios da Interculturalidade. Há um grupo de trabalho específico para as discussões sobre migração, o GT-06. Cultura e memória: migração e aculturação. O prazo para submissão de trabalhos (no formato de resumo expandido) vai até o dia 14 de março. O evento ocorrerá entre 5 e 7 de maio, na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Informações CLIQUE AQUI para mais informações.

14 de fevereiro de 2025

Observatório de mídia sobre migrações é lançado

Imagem: PBE

Fruto de uma parceria entre as plataformas BRASILEIROS NO EXTERIOR e MIRE, (Migração e Refúgio na Infância e na Adolescência) estamos iniciando nosso OBSERVATÓRIO DE MÍDIA DAS MIGRAÇÕES. Nele, acompanharemos os noticiários nacionais e internacionais com o objetivo de destacar as principais informações no que se refere aos brasileiros no exterior e demais assuntos relevantes. Siga tudo nas nossas redes sociais. 

@brasileirosnoexterior_dados

10 de fevereiro de 2025

Plataforma Brasileiros no exterior entra em seu 3º ano de atividade

Em fevereiro de 2025, entrou no ar a versão 3.0 da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR. As bases de dados foram atualizadas e ampliadas, totalizando 30. Além disso, foram feitas algumas correções e modificações de layout para garantir uma melhor experiência do usuário na navegação e na busca por informações. Todas as alterações estão registradas em nota metodológica. Este é o terceiro ano de atividades do projeto, que estreou em fevereiro de 2023. Acompanhe os trabalhos durante o ano!

Imagem: PBE

Receba nossas atualizações

Ao inserir seu e-mail e clicar em "Participar", você CONCORDA que a Plataforma Brasileiros no Exterior proceda com o tratamento de seus dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), consoante ao artigo 5º inciso XII da Lei 13.709. A Plataforma se compromete em manter seus dados em sigilo e utilizá-los unicamente para comunicação e relacionamento próprio, responsabilizando-se por medidas de segurança das informações.

Obrigado pelo envio!

Acompanhe nossas redes sociais

bottom of page