top of page

Notícias 2024

Notícias 2023     l     Newsletter

17 de abril de 2024

Pesquisa sobre pandemia e emigrantes brasileiros é apresentada em evento no Rio

Imagem: Divulgação

WhatsApp Image 2024-04-11 at 14.23.33 (1).jpeg

O trabalho “Ações de proteção e organização social no atendimento de demandas dos brasileiros no exterior durante a pandemia de Covid-19” foi apresentado no I COLÓQUIO INTERNACIONAL DESLOCAMENTOS, VIOLÊNCIAS E DIREITOS NAS AMÉRICAS: OS DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE, realizado no Rio de Janeiro, entre 9 e 11 de abril. De autoria dos pesquisadores doutores Camila Escudero e Alex Brum, a proposta da pesquisa é investigar quais foram as políticas e ações desenvolvidas, quem foram os principais atores institucionais envolvidos – Estado brasileiro, organizações da sociedade civil (OSCs), organismos internacionais, mídia etc. – e de que forma se mobilizaram, em meio a um contexto emergencial de pandemia, para atender demandas dos cidadãos brasileiros que vivem no exterior, população estimada em cerca de 4,5 milhões de pessoas.

19 de março de 2024

Plataforma contribui com matéria do IDESF sobre revalidação do diploma

Imagem: Reprodução

Materia_IDESF_Interna.png

Reportagem publicada no dia 14 de março, pelo INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE FRONTEIRAS (IDESF), destacou a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira” (Revalida), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo validar o diploma de graduação em medicina de profissionais formados em universidades fora do Brasil. O texto chama a atenção para a quantidade de médicos brasileiros formados em universidades no Paraguai que precisam passar pelo exame para revalidar o diploma no Brasil. Clique aqui para ler na íntegra.

16 de março de 2024

Brasileiros no exterior se mobilizam para ganhar espaço na COMIGRAR

Imagem: Reprodução

Comigrar_Interna.png

A Secretaria Nacional de Justiça do Brasil, por meio de portaria de 2023, deu início ao processo de organização e mobilização para a 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MIGRAÇÕES, REFÚGIO E APÁTRIDA - 2ª COMIGRAR. Trata-se de uma iniciativa de mobilização nacional dos diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações, refúgio e apátrida em torno de aprimoramento de políticas públicas. No entanto, a temática da emigração brasileira não está contemplada na ação. Visando mudar esse cenário, alguns grupos de brasileiros no exterior estão se mobilizando em conferências livres para estabelecer uma pauta de reivindicações que atenda às principais demandas dessa população e enviar à COMIGRAR. Entre eles, destacam-se iniciativas do Instituto Diáspora Brasil (IDB), que promoveu uma reunião virtual a partir dos Estados Unidos no dia 9 de março para elaborar uma proposta; e encontros da Rede Sem Fronteiras Europa, em parceria com organizações de Lisboa e Espanha, e do Movimento Brasileiros Emigrados (MBE) e outras associações, na França.

14 de março de 2024

Pesquisa sobre violência doméstica contra brasileiras no exterior é apresentada no Rio

Foto: Mélanie Montinard 

O estudo "A violência doméstica contra brasileiras no exterior a partir de uma perspectiva transnacional, intercultural e interseccional" foi apresentado no XI FÓRUM E COLÓQUIO "Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural", evento realizado entre 11 e 13 de março, no Rio de Janeiro. O objetivo foi mostrar resultados de análise documental e de alguns poucos dados disponíveis sobre o tema em uma tentativa de sistematizar informações, bem como contribuir para o conhecimento dessa realidade, dando visibilidade a identidades e estruturas sociais, ancoradas em múltiplas categorias interrelacionadas a partir de um contexto diaspórico.

22 de fevereiro de 2024

Rio de Janeiro terá XI Fórum e Colóquio internacional sobre migrações em março

Imagem: Reprodução

O Grupo de Pesquisa em Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural – Diaspotics anuncia seu XI FÓRUM E COLÓQUIO com o tema: "Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural: do Acolhimento à Inclusão", a ser realizada no Rio de Janeiro, entre 11 e 13 de março de 2024. O evento é internacional e gratuito, com emissão de certificados e transmissão online. As inscrições para ouvintes e a programação serão divulgadas em breve. 

22 de fevereiro de 2024

Aberto período de submissões de trabalhos acadêmicos sobre migração

Foto: CE

Dois eventos acadêmicos importantes e internacionais para se discutir a questão migratória estão com prazos abertos para submissão de trabalhos. THE MIGRATION CONFERENCE (TMC), considerada uma das maiores conferências acadêmicas sobre o tema, aceita resumos expandidos até o dia 21 de março. A edição deste ano será realizada presencialmente na Cidade do México, entre os dias 3 e 9 de julho, mas, há também a opção de participação virtual. Já o III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÃO E DIÁSPORA ACADÊMICA BRASILEIRA (CIMDAB) ocorre na cidade do Minho, em Portugal, entre os dias 25 e 27 de julho. A primeira rodada de submissão de resumos expandidos tem prazo até 15 de março. A participação pode ser presencial ou virtual.

22 de fevereiro de 2024

Plataforma Brasileiros no exterior é atualizada e entra em seu 2º ano de atividade

Imagem: Pixabay

update-1672346_1920.png

Dando sequência ao trabalho desenvolvido em 2023, a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR entra em seu segundo ano de atividades, neste mês de fevereiro de 2024. Conforme planejamento, as bases de dados foram atualizadas e ampliadas, totalizando agora 25. Além disso, algumas funcionalidades da Plataforma foram modificadas a fim de garantir uma melhor experiência do usuário na navegação e na busca por informações. Todas as alterações estão registradas em nota metodológica.

bottom of page