Notícias 2024
18 de novembro de 2024
9ª Conferência Brasileiros no Mundo reúne sociedade civil e pesquisadores
Imagem: PBE
A 9ª Conferência Brasileiros no Mundo foi realizada entre os dias 11 e 15 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal. O evento, promovido pelo Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE), marcou também a eleição da nova diretoria da entidade. Durante os dias dos encontros, foram realizados painéis que discutiram diversos temas. Destaque para a apresentação dos professores pesquisadores Duval Fernandes (PUC-MG), sobre "O Atlas da Emigração Brasileira: principais países de destino"; Roberto Pessoa de Queiroz Falcão (UNIGRANRIO), sobre: "O Empreendedorismo de Brasileiros pelo Mundo: 10 Anos de Estudo"; e Camila Escudero (Universidade Metodista de São Paulo), sobre "Brasileiros no exterior: o desafio dos dados e das pesquisas".
13 de novembro de 2024
O tema dos brasileiros no exterior na 2ª COMIGRAR
Imagem: Reprodução
A 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (2ª COMIGRAR) foi realizada entre os dias 8 e 10 de novembro de 2024, na Universidade de Brasília (UnB). O evento contou com a participação de lideranças migrantes, representantes de governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil (veja mais na cobertura do Portal Migramundo). Ao final, foi divulgado um documento preliminar (em PDF, abaixo da imagem ao lado) com as 60 propostas priorizadas discutidas pelos participantes. Uma versão com a relatoria completa sobre as atividades realizadas deve ser divulgada em breve, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Neste documento preliminar, há quatro itens específicos que dizem respeito, também, aos brasileiros no exterior, lembrando que ainda existe a possibilidade de inclusão de emendas aditivas, supressivas e substitutivas. São eles:
-
Apoiar a conclusão de estudos da educação básica para brasileiros no exterior, fomentando parcerias com associações locais para dispor de espaços de estudo, bibliotecas e orientação pedagógica para o ENCCEJA (p. 14).
-
Desenvolver e implementar um sistema integrado de informações que unifique dados dos órgãos federais, estaduais e municipais relacionados a migrantes, refugiados, apátridas e brasileiros no exterior, com dados georreferenciados e desagregados por nome (respeitando o uso do nome social, gênero, idade, raça, etnia, orientação sexual, deficiência) (...) (p. 18).
-
Ampliar serviços consulares para brasileiros no exterior e apoiar o diálogo para ampliar os serviços consulares no Brasil. Apoiar a regularização migratória e pesquisas sobre migração, refúgio e apatridia (p. 20).
-
Criar mecanismos para consolidar direitos da Lei de Migração, promover participação social com conselhos em níveis federal, estadual e municipal; estabelecer normas para a integração de migrantes, refugiados, apátridas e brasileiros repatriados (p. 21).
25 de outubro de 2024
Tema dos brasileiros no exterior é debatido em congresso em SP
Foto: Amanda Ganzarolli
Nos dias 23 e 24 de outubro, foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo, o Congresso Metodista 2024, que contou com uma mesa temática especial sobre migrações, intitulada “Estudos migratórios: Interdisciplinaridade entre Comunicação, Psicologia, Educação e Religião”. Nela, os pesquisadores Adriana Cristina do Amaral e Benedito Moraes, membros da PLATAFORMA, apresentaram o trabalho “Estudantes brasileiros em Portugal: Quando identidades comuns geram aproximações e estranhamento”. A pesquisadora Diane Portugueis também participou, apresentando o estudo “Do desastre ambiental à formação de uma rede migratória: O caso de Longarone e Urussanga”, que deu origem ao seu novo livro lançado na ocasião do evento. Outro trabalho apresentado sobre a temática da emigração brasileira foi “Representações sociais sobre direitos humanos na acolhida aos imigrantes em Lisboa/Portugal: Religião e Imigração”, do pesquisador Fábio Fonseca.
23 de setembro de 2024
Lançamento de coletânea reúne pesquisadores sobre migração em São Paulo
Foto: Renata Eisinger
A coleção "História da Imigração no Brasil", organizada por Luís Reznik e Helion Póvoa Neto, foi lançada em São Paulo, no dia 21 de setembro de 2024, no Museu da Imigração, na Mooca. A obra, publicada pela FGV Editora com o apoio da Faperj, tem três volumes e diversos textos sobre a temática, frutos de trabalhos acadêmicos. Alguns dos autores participantes estiveram presentes no lançamento, entre eles: Rosana Baeninger, Paulo Cesar Gonçalves, Camila Escudero e Svetlana Ruseishvili, além dos organizadores. Pesquisadores referências na temática, como Denise Cogo e Bela Feldman-Bianco, também compareceram junto a outros convidados.
06 de setembro de 2024
Plataforma é apresentada como espaço de comunicação intercultural no Intercom de Santa Catarina
Imagem: PBE
O trabalho "Espaços de comunicação intercultural: o caso da plataforma de dados Brasileiros no exterior" foi apresentado no dia 5 de setembro, no INTERCOM 2024, um dos maiores congressos acadêmicos nacionais da área da Comunicação, realizado na Univali, campus de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Feito em parceria por pesquisadores que atuam na PLATAFORMA, o objetivo foi pensar o projeto como um espaço dinâmico, colaborativo e orgânico de prática da comunicação intercultural, a partir da valorização dos fluxos transnacionais de informação ao identificar e visibilizar aspectos relacionados à presença dos brasileiros no exterior. O texto completo será publicado em breve.
20 de agosto de 2024
IBGE tem projeto para contagem de brasileiros no exterior
Imagem: PBE
Integrantes da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR participaram no dia 16 de agosto de 2024 de uma reunião virtual de trabalho com membros da equipe do projeto "Contagem de Brasileiros Morando no Exterior", coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O objetivo foi trocar informações sobre a temática da emigração brasileira, no que diz respeito a bases de dados existentes, pesquisas e possibilidades de investigação. O projeto coordenado pelo IBGE tem o objetivo de desenvolver metodologia direcionada para o levantamento de informações relativas ao contingente de brasileiros morando no exterior, bem como o acompanhamento regular desse contingente.
13 de agosto de 2024
Pesquisa, conhecimento, trocas e afetos marcam evento no Rio
Imagem: PBE
O Simpósio Migrações transnacionais: Fluxos e rastros intersubjetivos comunitários e comunicacionais interculturais foi realizado no dia 13 de agosto de 2024, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Organizado pelo grupo de pesquisa Diaspotics, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR, apoiada pelo grupo de pesquisa MobCom, da Universidade Metodista de São Paulo, reuniu 23 trabalhos apresentados por pesquisadores do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e outros países.
CLIQUE AQUI para ver trabalhos apresentados e galeria de fotos
01 de agosto de 2024
MRE-Itamaraty publica estimativas de 2023 sobre o número de brasileiros no exterior
Imagem: PBE
O número de brasileiros no exterior subiu de 4,5 milhões para 4,9 milhões de pessoas, no ano passado. Pelo menos é o que revelam as novas estimativas do Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty, referente ao ano-base 2023. O número é calculado a partir dos atendimentos prestados pela rede consular brasileira estabelecida em 186 países. Os Estados Unidos seguem sendo o país com a maior concentração de brasileiros, estimada em 2.085 milhões. Portugal aparece na sequência, com 513 mil, seguido de Paraguai (263 mil), Reino Unido (230 mil) e Japão (210 mil). As bases da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR com as novas estimativas serão atualizadas em fevereiro de 2025. Clique no ícone do PDF abaixo para ver a publicação do MRE.
30 de julho de 2024
Luta contra o tráfico de pessoas e campanha pelos direitos da mulher são destaques
Imagem: PBE
O tráfico internacional de pessoas é um dos lados mais obscuros e cruéis dos processos migratórios que atinge, também, os brasileiros que vão para o exterior. O dia 30 de julho marca o dia de luta contra essa grave questão social. Em 2023, a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR fez um especial com recomendações de conteúdos para compreensão dessa triste realidade (acesse aqui). Já a REVIBRA - Rede de Apoio às Vítimas Brasileiras de Violência Doméstica, da Europa, está promovendo uma petição para o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil rever a interpretação da Convenção de Haia, principalmente para que em casos de violência doméstica seja feita uma investigação antes de se definir sequestro e subtração internacional e repatriar as crianças. O assunto é complexo e atinge brasileiras no exterior. Mais informações sobre o assunto e link para assinatura da petição no site da instituição.
26 de julho de 2024
Mês de 'maratona' de eventos acadêmicos para a Plataforma
Imagem: Divulgação
O mês de julho marcou a presença da PLATAFORMA BRASILEIROS NO EXTERIOR em três congressos importantes do campo acadêmico. A primeira foi na TMC - The Migration Conference 2024, realizada este ano no México. Nossa participação, no dia 9, foi virtual, com o trabalho “Domestic violence against Brazilian women abroad from transnational, intercultural and intersectional perspectives”. Já no dia 25, foram duas apresentações. A primeira, presencial, no ESOCITE.LA 2024, em Campinas (SP), com a pesquisa "Mobilidade acadêmica internacional de brasileiros: O que dizem os dados da Capes e CNPq da última década (2012 - 2022)", uma parceria dos pesquisadores doutores Camila Escudero e Alex Guedes Brum. A segunda, virtual, foi no CIMDAB 2024, em Portugal, com o trabalho “A percepção da xenofobia por parte dos estudantes brasileiros em Portugal”, apresentado pelos pesquisadores doutorandos Adriana Cristina do Amaral e Benedito Moraes. Ainda no CIMDAB 2024, tivemos a alegria de participar da RIOMIGRA2024 - I Reunião Internacional dos Observatórios das Migrações, que reuniu representantes de projetos de dados na Europa e América Latina envolvendo a temática da migração.
20 de junho de 2024
Dia do Refugiado (20/06): Relatório do ACNUR traz dados sobre refugiados no mundo
Imagem: Reprodução
O 20 de junho marca o Dia Mundial do Refugiado, uma data internacional estabelecida pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas em situação de refúgio em todo o planeta. Há pouquíssimos dados sobre refugiados brasileiros espalhados pelo mundo. De acordo com relatório do ACNUR (UNHCR, em inglês – a agência da ONU para refugiados), intitulado “GLOBAL TRENDS - FORCED DISPLACEMENT IN 2017”, em 2017 foram identificados 855 refugiados e 6.803 solicitantes de asilo (casos pendentes) de origem brasileira.
Acesse aqui o relatório completo, em inglês.
05 de junho de 2024
Diáspora acadêmica é tema de evento no PPG em Administração da UNIGRANRIO
Imagem: Alunos PPGA-UNIGRANRIO
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO, no Rio de Janeiro, realizou no dia 4 de junho de 2024 mais uma edição da série Seminários de Pesquisa 2024, desta vez com o tema "O desafio das redes transnacionais científicas: Cientistas brasileiros pelo mundo". Para falar sobre o assunto, foram convidados os pesquisadores doutores Camila Escudero e Alex Brum, da PLATAFORMA BRASILEIROS NO EXTERIOR. Durante o evento, realizado online, foram apresentados dados sobre cientistas e estudantes brasileiros pelo mundo, além de um panorama de políticas públicas relacionadas, seguido de um breve debate a partir de questões levantadas pelos participantes. A moderação foi de Vilson Vieira.
27 de maio de 2024
Plataforma está na organização de Simpósio no Rio; inscrições de trabalho vão até 15 de julho
Imagem: CE
O Simpósio Migrações Transnacionais: Fluxos e rastros intersubjetivos comunitários e comunicacionais interculturais vai integrar a programação do IX CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS – NUCLEAS e do PRE-CONGRESSO ICA (CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS) _ NoviSad 2025_150ANOS: América Latina e os desafios da Mundialização, que serão realizados conjuntamente entre 12 e 16 de agosto de 2024, na UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (campus Maracanã).
A coordenação do Simpósio está a cargo das professoras doutoras Catalina Revollo Pardo, do Grupo de Pesquisa Diaspotics (UFRJ – ECO-EICOS) e Camila Escudero, da PLATAFORMA BRASILEIROS NO EXTERIOR (UMESP - POSCOM) e a chamada para apresentação de trabalhos (resumo simples) está aberta até 17 de julho. São bem-vindas contribuições para analisar as dimensões psicossociológicas, socioecológicas, culturais e comunicacionais dos fluxos migratórios e dos processos comunitários da mobilidade humana, por meio de abordagens teórico-metodológicas participativas e colaborativas para propor um debate sobre questões da interculturalidade, comunicação e potência comunitária.
Informações sobre as inscrições e o evento
podem ser consultadas neste link.
15 de maio de 2024
IOM publica seu relatório anual - Edição 2024
Imagem: Reprodução
A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES lançou neste mês o "World Migration Report 2024", um importante documento que traz dados e análises sobre a temática migratória internacional. O assunto da emigração brasileira é pouco explorado no documento. Porém, destacam-se três referências principais:
• A volta do Brasil para o Pacto Global para Migrações Seguras, Ordenadas e Regulares foi uma ação saudada pelas Nações Unidas por reavivar o “compromisso do país em proteger e promover os direitos de todos os migrantes que vivem no Brasil, bem como dos mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior” (p. 89).
• A migração em situação irregular para os Estados Unidos de pessoas de origem de diversos países, incluindo o Brasil, continua a ser um desafio constante e uma importante questão política (p. 98).
• O estereótipo de hipersexualidade envolvendo mulheres nos países de destino também impactou as mulheres migrantes, como as brasileiras em Portugal, estigmatizando-as como prostitutas e aumentando os riscos de assédio e violência baseada no gênero (p. 184-185).
Clique aqui para acessar o documento completo (em inglês).
05 de maio de 2024
Especial: Dia Mundial da Língua Portuguesa
Imagem: PBE
No dia 05 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Graças à numerosa população brasileira, a língua portuguesa é uma das mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes. Dentro dos estudos migratórios, há uma importante corrente que pesquisa sobre o Português como Língua de Herança (PLH). Do modo geral, estuda de maneira interdisciplinar a língua é adquirida por descendentes de migrantes, junto à família e à comunidade de origem deslocalizada, com propósitos não só de comunicação, mas, também, de preservação das origens, raízes e tradições. Para celebrar a data, a PLATAFORMA BRASILEIROS NO EXTERIOR preparou uma nova base de dados inicial com cerca de 30 trabalhos acadêmicos, entre artigos, livros e dissertações que tratam do tema. Acesse na seção Dados ou Especiais.
29 de abril de 2024
Pesquisadores da Plataforma têm trabalhos aceitos para apresentação em eventos acadêmicos
Imagem: Pixabay
Três trabalhos produzidos por pesquisadores da PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR foram aceitos para serem apresentados em julho deste ano em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. O primeiro, intitulado "Domestic violence against Brazilian women abroad from transnational, intercultural and intersectional perspectives" será apresentado virtualmente na THE MIGRATION CONFERENCE 2024, realizada na Cidade do México, entre 3 e 9 de julho. O segundo tem como título "Mobilidade acadêmica internacional de brasileiros: O que dizem os dados da Capes e CNPq da última década (2012-2022)" e será apresentado presencialmente, entre 23 a 25 de julho, na ESOCITE.LA 2024, em Campinas (São Paulo). Por fim, "A percepção da xenofobia por parte dos estudantes brasileiros em Portugal" será mostrado no II Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira - CIMDAB 2024, a ser realizado no Minho (Portugal), entre 25 e 27 de julho.
17 de abril de 2024
Pesquisa sobre pandemia e emigrantes brasileiros é apresentada em evento no Rio
Imagem: Divulgação
O trabalho “Ações de proteção e organização social no atendimento de demandas dos brasileiros no exterior durante a pandemia de Covid-19” foi apresentado no I COLÓQUIO INTERNACIONAL DESLOCAMENTOS, VIOLÊNCIAS E DIREITOS NAS AMÉRICAS: OS DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE, realizado no Rio de Janeiro, entre 9 e 11 de abril. De autoria dos pesquisadores doutores Camila Escudero e Alex Brum, a proposta da pesquisa é investigar quais foram as políticas e ações desenvolvidas, quem foram os principais atores institucionais envolvidos – Estado brasileiro, organizações da sociedade civil (OSCs), organismos internacionais, mídia etc. – e de que forma se mobilizaram, em meio a um contexto emergencial de pandemia, para atender demandas dos cidadãos brasileiros que vivem no exterior, população estimada em cerca de 4,5 milhões de pessoas.
19 de março de 2024
Plataforma contribui com matéria do IDESF sobre revalidação do diploma
Imagem: Reprodução
Reportagem publicada no dia 14 de março, pelo INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE FRONTEIRAS (IDESF), destacou a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira” (Revalida), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo validar o diploma de graduação em medicina de profissionais formados em universidades fora do Brasil. O texto chama a atenção para a quantidade de médicos brasileiros formados em universidades no Paraguai que precisam passar pelo exame para revalidar o diploma no Brasil. Clique aqui para ler na íntegra.
16 de março de 2024
Brasileiros no exterior se mobilizam para ganhar espaço na COMIGRAR
Imagem: Reprodução
A Secretaria Nacional de Justiça do Brasil, por meio de portaria de 2023, deu início ao processo de organização e mobilização para a 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE MIGRAÇÕES, REFÚGIO E APÁTRIDA - 2ª COMIGRAR. Trata-se de uma iniciativa de mobilização nacional dos diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações, refúgio e apátrida em torno de aprimoramento de políticas públicas. No entanto, a temática da emigração brasileira não está contemplada na ação. Visando mudar esse cenário, alguns grupos de brasileiros no exterior estão se mobilizando em conferências livres para estabelecer uma pauta de reivindicações que atenda às principais demandas dessa população e enviar à COMIGRAR. Entre eles, destacam-se iniciativas do Instituto Diáspora Brasil (IDB), que promoveu uma reunião virtual a partir dos Estados Unidos no dia 9 de março para elaborar uma proposta; e encontros da Rede Sem Fronteiras Europa, em parceria com organizações de Lisboa e Espanha, e do Movimento Brasileiros Emigrados (MBE) e outras associações, na França.
14 de março de 2024
Pesquisa sobre violência doméstica contra brasileiras no exterior é apresentada no Rio
Foto: Mélanie Montinard
O estudo "A violência doméstica contra brasileiras no exterior a partir de uma perspectiva transnacional, intercultural e interseccional" foi apresentado no XI FÓRUM E COLÓQUIO "Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural", evento realizado entre 11 e 13 de março, no Rio de Janeiro. O objetivo foi mostrar resultados de análise documental e de alguns poucos dados disponíveis sobre o tema em uma tentativa de sistematizar informações, bem como contribuir para o conhecimento dessa realidade, dando visibilidade a identidades e estruturas sociais, ancoradas em múltiplas categorias interrelacionadas a partir de um contexto diaspórico.
22 de fevereiro de 2024
Rio de Janeiro terá XI Fórum e Colóquio internacional sobre migrações em março
Imagem: Reprodução
O Grupo de Pesquisa em Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural – Diaspotics anuncia seu XI FÓRUM E COLÓQUIO com o tema: "Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural: do Acolhimento à Inclusão", a ser realizada no Rio de Janeiro, entre 11 e 13 de março de 2024. O evento é internacional e gratuito, com emissão de certificados e transmissão online. As inscrições para ouvintes e a programação serão divulgadas em breve.
22 de fevereiro de 2024
Aberto período de submissões de trabalhos acadêmicos sobre migração
Foto: CE
Dois eventos acadêmicos importantes e internacionais para se discutir a questão migratória estão com prazos abertos para submissão de trabalhos. THE MIGRATION CONFERENCE (TMC), considerada uma das maiores conferências acadêmicas sobre o tema, aceita resumos expandidos até o dia 21 de março. A edição deste ano será realizada presencialmente na Cidade do México, entre os dias 3 e 9 de julho, mas, há também a opção de participação virtual. Já o III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÃO E DIÁSPORA ACADÊMICA BRASILEIRA (CIMDAB) ocorre na cidade do Minho, em Portugal, entre os dias 25 e 27 de julho. A primeira rodada de submissão de resumos expandidos tem prazo até 15 de março. A participação pode ser presencial ou virtual.
22 de fevereiro de 2024
Plataforma Brasileiros no exterior é atualizada e entra em seu 2º ano de atividade
Imagem: Pixabay
Dando sequência ao trabalho desenvolvido em 2023, a PLATAFORMA DE DADOS BRASILEIROS NO EXTERIOR entra em seu segundo ano de atividades, neste mês de fevereiro de 2024. Conforme planejamento, as bases de dados foram atualizadas e ampliadas, totalizando agora 25. Além disso, algumas funcionalidades da Plataforma foram modificadas a fim de garantir uma melhor experiência do usuário na navegação e na busca por informações. Todas as alterações estão registradas em nota metodológica.