Conheça nossas publicações

Brasileños en Canadá: un estudio de narrativa a partir de las formas
de acción, interacción y conexión en red en un ambiente virtual
Estudo destaca o caráter híbrido, fragmentado, efêmero e circunstancial das narrativas, porém, capazes de incorporar o protagonismo, a voz e a perspectiva dos sujeitos-narradores migrantes e seus destinatários na construção de sentidos, além de contribuir para a visibilidade e registro da memória coletiva do grupo envolvido. Foi publicado na Revista Diarios Del Terruño - Reflexiones sobre Migración y Movilidad (vol. 14, n. 2, 2022, ISSN 2448-6876)

Brasileiros no Chile: o funcionamento do 'mercado da saudade'
via redes sociais virtuais transnacionais
O objetivo deste breve estudo é investigar as formas de utilização das redes sociais virtuais por brasileiros estabelecidos no Chile, no que se refere às articulações e interações desses emigrantes na movimentação de "negócios étnicos", grosso modo, empreendimentos de renda financeira criados por e para migrantes no país de destino. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo, de abordagem qualitativa. Está publicado na Revista Extraprensa (vol. 15, n. 2, 2022, ISSN 2236-3467)

Projeto Brasileiros no exterior - Plataforma de dados sobre
emigração brasileira: uma nota metodológica
O Caderno de Resumos 2022 do VIII Simpósio de Pesquisa sobre Migrações, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traz o texto sobre o percurso teórico-metodológico do processo de construção de "Brasileiros no Exterior – Plataforma de dados sobre emigração brasileira", apresentado na ocasião da realização do evento. A publicação (ISBN 978-65-88293-01-0) foi organizada por Mohammed ElHajji, Fernanda Paraguassu, Daniela Nigri e Sidney Dupeyrat de Santana

Comunicação, informação e cultura: um olhar decolonial para a agenda de resistência e lutas dos emigrantes brasileiros expressas em documentos auto-organizados
Este estudo busca mostrar, por meio de uma análise de conteúdo de abordagem qualitativa, como o pensamento decolonial, na perspectiva da Comunicação, construída a partir da realidade do Brasil e da América Latina, serve para analisar uma experiência de organização de lutas políticas alternativas de emigrantes. Foi publicado na Revista EPTIC - Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (vol. 24, n. 1, 2022, ISSN 1518-2487)